top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Entrevista - Pisão Extreme: Train Hard, Race Harder

É já nos dias 19,20 e 21 de Novembro de 2021 que se realizará o evento Pisão Extreme. Uma prova de skyrunning integrada na International Skyrunning Federation e que é organizada pela SpotCriavo Eventos e a equipa Viseu Running Team. Eu estive à conversa com Sérgio Tavares para levantar um pouquinho o véu daquilo que vamos encontrar em novembro.




1 – Bem, é a 4a edição desta prova embora a do ano passado tenha decorrido em moldes muito diferentes devido à pandemia. O que vão encontrar os atletas inscritos? E quais as distâncias bem como acumulado de cada uma? Sim será uma 4ª edição, esperemos nós em moldes normais, depois de uma terceira edição com cronometragem virtual. Os atletas vão encontrar o terreno típico, agreste e desafiante da serra da Arada, com subidas vertiginosas e descidas alucinantes, isto tudo num ano em que será palco dos campeonatos europeus da modalidade, que certamente será um tónico extra para um fim de semana inesquecível. No "menu" irão ter na sexta feira dia 19 os 65 km com 6500 D+ do Pisão Extreme, percurso que terá duas partidas, a da prova da ISF (International Skyrunning Federation) e a prova aberta; no sábado, dia 20, será o dia dos 35 km com 3580 D+ do Pisão Skyrunning igualmente com 2 partidas; e, por fim, no Domingo, duas provas, o Pisão Adventure com 24 km e 2200 D+ prova que será a final do circuito nacional da Juventude sub 23 e o Pisão Mini com 14 km e 1200 D+ final do circuito da Juventude Juvenil.



2- Porquê que esta é uma prova que não devemos mesmo perder? Correr com os melhores atletas do mundo num dos cenários mais bonitos e selvagens que há em Portugal, na prova mais desafiante do continente europeu .... são ingredientes únicos! 3 - Quais as medidas de segurança no que à covid-19 se refere aplicadas de forma a assegurar o bem estar de participantes, apoio aos atletas, membros da organização e todos os envolvidos? Neste momento antevê-se que serão unicamente a nível alimentar nos abastecimentos, estando ainda em aberto a obrigatoriedade do certificado digital ou teste negativo, com os constantes desenvolvimentos da pandemia, ainda é muito cedo para termos a certeza do que será necessário implementar.


Foto de Paulo Nunes. Na foto, Stian Angermund

4 - Qual o ponto mais alto do vosso percurso? Todas as subidas e descidas do percurso! As aldeias típicas e a paisagem da Serra da Arada! 5 – Para os mais distraídos, o que distingue o Skyrunning do Trail Running? O Skyrunning é mais técnico e vertical, procura alcançar o topo da montanha no menor percurso possível, incorporando por vezes escalada, sendo característico a inexistência de trilhos em muitas secções do percurso levando o atleta a procurar o melhor caminho.



6 - Como vê o movimento do Skyrunning em Portugal, com o número de provas a aumentar exponencialmente? Felizmente está a crescer, cada vez atrai mais praticantes, talvez motivados por melhores eventos que vão surgindo, e certamente pelo desafio que estas provas proporcionam aos atletas! 8 – Durante a pandemia, embora em moldes diferentes, vocês não pararam e organizaram uma série de eventos. Fale-me um pouco sobre isso... E o que vos motiva? Qual o balanço que faz dessas atividades? Sim, tivemos a capacidade de nos adaptarmos e sermos resilientes, quisemos proporcionar eventos em que o atleta pudesse usufruir dos trilhos, usando somente o virtual para a cronometragem. No final sentimos que cumprimos o objetivo e que construímos alicerces para possíveis futuros eventos! A motivação é sempre a mesma! Proporcionar grandes desafios aos atletas e usufruírem em pleno da natureza!


Foto de Fritz

9 – Por fim, que conselhos dão aos participantes do Pisão Extreme? Treinem...e muito! E cumpram com as indicações dadas pela organização, nomeadamente o material obrigatório.


151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page