top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

A importância de beber água



Sabias que nem todos precisamos beber a mesma quantidade de água?


Pois é, em conversa, foi-me dito que beber mais de 2 litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde. Vamos lá então desmistificar esta questão...



Então, ainda muitos de nós bebe água apenas quando tem sede. Outros adotaram a ideia de que 1,5 litros de água são suficientes. Claro que é bom beber 1.5 litros de água mas não é válido para todos.


Em cima podem ver que existe um quadro para nos podermos guiar e que tem em conta quer a idade, quer o peso de cada um de nós.


Curiosidade: Quem faz atividade física, deve beber, além do valor dado em cima consoante a idade e peso, mais entre 500 ml a 1 litro de água.

Porquê? Tem a ver com as perdas que temos, por transpiração e também com a questão da temperatura e porque, de facto, temos mais sede em esforço do que em relaxamento ou dia-a-dia.



Relativamente às caibras, algo que quase todos os corredores têm ou já tiveram, claro que se devem ao esforço e à contração a que estamos a sujeitar o músculo durante um período mais longo de tempo mas, a verdade é que, sem água, os nutrientes não chegam da forma que deveriam aos músculos pelo que provocam as caibras. Independentemente desse esforço e contração, se estivermos bem hidratados, há menos probabilidade de que aconteçam essas caibras.


Para o bom funcionamento dos rins, é essencial a ingestão da água recomendada, uma vez que estes são os responsáveis por filtrar o sangue eliminando assim as toxinas. Quando bebemos pouca água, os rins passam a funcionar de forma menos eficiente e sobrecarregam o fígado.


Para quem toma suplementos (por exemplo proteína que é algo que toda a ente toma hoje em dia) ainda é de maior importância a correta ingestão de água. por exemplo, sabias que a creatina requer que as células do nosso corpo estejam bem hidratadas para potencializar a sua absorção.


Além disto, a boa hidratação reduz a retenção de líquidos, responsável pela inimiga número 1 das mulheres: celulite e ainda promove a saciedade. Tudo vantagens.




Desta forma pergunto: já bebeste água hoje?



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page