top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

A peregrinação à Santa Justa



A X edição do Trail Santa Justa decorreu o dia 9 de outubro e percorreu trilhos e caminhos na serra de Santa Justa e de Pias no concelho de Valongo, com início e fim Junto à Igreja de Santa Justa.


A equipa de trail running Oralklass – Amigos do Trail da ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva organizou a décima edição do evento Trail Santa Justa que foi constituída por duas provas competitivas: Trail Longo – 30 km; e Trail Curto – 15 Km. Foi ainda feito um percurso de 10 Km que puderam ser feitos a correr ou a andar.




Às 6:30 o despertador toca, a pessoa salta da ama. Não! Mentira. A pessoa pensa: "hoje é domingo, só entro ás 15h, porquê que isto está a tocar? Ah, tenho prova :/".

A viagem foi tranquila, o bem das autoestradas :D Chegada ao local, percebo que tenho que deixar o carro a 1 km da partida que fica bemmmmm lá em cima :o feita burra, ponho-me a ir levantar o dorsal, só a 1/4 da subida é que me dá a lucidez e volto para trás para ir já equipada e já lá fica porque não tinha sequer temo de ir, vir e voltar a ir, obviamente.

Entretanto liga-me o Boss da zona da equipa maravilha DCI/Trilhos Luso Bussaco a dizer que já tinha levantado o meu dorsal, aproveito para ir ao wc já toda stressada porque não fazia uma prova desde junho (tirando a Biorace, claro), ainda por cima o STUT em que inclusive me senti mal e tive que desistir... a pessoa já fica ansiosa quando vai ter uma prova e nestas condições, está só em pânico, depois começa o tempo a passar, tipo, faltavam MEIA HORA para a partida mas nada de Joaquim com o meu dorsal e eu já a flipar, como se não houvesse ainda mais do que tempo... entretanto lá aparece o grande Lino com o meu dorsal. Ainda deu para estar no paleio com a malta da equipa.



Na linha da partida eram só máquinas... o Filipe, do Espite na prova mais longa, vi-o logo mal cheguei já em prova. Mas da minha prova era Nelson Loureiro, Nelson Graça, ... Tinha visto que a Célia Neto ia à minha prova, mais tarde apercebi-me que foi antes à distância mais longa, a qual ganhou, parabéns grande atleta.

Dá-se a partida, neh? E aquilo é logo a descer! Uma pessoa : Eu, moi meme, que adora descidas... só que não. Ainda por cima em paralelos :/ Damos ali uma voltinha e passamos de novo na meta, aí já a subir e depois entramos, de facto em trilhos e pronto.

Passamos alguma parte, muita, a subir e a subir e não sei se já disse que subimos e para aí aos 6km's, passamos por malta a ver, apoiar, malta da organização e dizem que dali em diante só faltam 9 e os próximos 5 são sempre a descer. Minha cara de pânico. Efetivamente foram a descer com algumas partes corríeis, logo quando começamos a descer é um bocado técnico e fico um bocado a medo mas depois deu para esticar e correr a sério durante um pedaço porque até então tinha sido uma bela caminhada. Ganhei então algum tempo e rolei um pouco porque estava a ficar completamente desmotivada e a verdade é que estou em baixo de forma, estou farta de vos dizer isso, e não acreditam, espero que agora percebam que estou a falar a sério e custou-me um bocadinho aquelas subidas.



Quando faltavam ai uns 2 km's para os 15 começamos a subir e foram 15 mais IVA e a parte final custa para caraças porque voltamos a subir e a subir bem.

Mas é bom voltar às provas.

No final voltei a trocar umas palavritas com a equipa, o grande Lino a faturar como sempre, mais pessoal, a Júlia também foi ao pódio, parabéns a todos, tenho muito orgulho de fazer parte desta equipa. Ainda troquei algumas palavras com o grande Filipe e o irmão que de costas parece mesmo o Filipe :D e a quem confundi durante a prova e ele quase me atirava para a ribanceira :p

Nesta prova, o que não é normal no trail e muito menos no norte, a malta ia toda muito calada, ninguém se metia muito uns com os outros e acaba também por interferir no mood este "pesar".


Resultados

15 km's

1.º Nelson Loureiro, O Praticante, 01:13:15.143



2.º Pedro Tapadas, Douroconta Gabinete de apoio à contabilidade, 01:15:08.083

3.º Tiago Pinto, Douroconta Gabinete de apoio à contabilidade, 1:16:32.570


1.ª Carolina Oliveira, Fátima Trail Team, 01:33:36.003

2.ª Tânia Costa, .Com-Clube Ori Minho, 01:37:50.567

3.ª Cátia Santos, Clube Desportivo de Espite, 01:39:48.903


30 km's

1.º Leonel Cunha, EDV-Viana Trail, 02:16:28.117

2.º Pedro Santos, EDV-Viana Trail, 02:17:53.000

3.º Pedro Ribeiro, Clube Desportivo de Espite, 02:22:48.017


1.ª Célia Neto, O Praticante, 02:58:16.677



2.ª Patrícia Ribeiro, Clube EFACEC, 03:05:56.513

3.ª Fernanda Machado, Damira Trail Team, 03:11:18.420

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page