top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Penacova - de Reconquinho aos Moinhos de Gavinhos 🧗


O Penacova Trail do Centro foi coorganizado pela Carlos Sá

Nature Events® e Câmara Municipal de Penacova, e realizou-se nos dias 2 e 3 de Setembro 2023.


No dia 2 de Setembro realizou-se o Trail KIDS e o Prólogo PTC 2km na Praia Fluvial do Reconquinho. Já no dia 3 de setembro

decorreram o Trail Ultra 43km com 1730 D+, o Trail Sprint 19km com 910 D+ e o Mini Trail/Caminhada 12km com 650 D+.



A minha experiência

Bem, a semana que antecedeu a prova foi dura e pesada. Acordar todos os dias as 6h, trabalhar cerca de 11h por dia de segunda a sábado... sentia-me cansada, pesada, a arrastar-me.

Talvez também por isto, fui para a prova sem expectativas, só numa de desfrutar de uma prova que, sendo organizada pelo Carlos Sá, só poderia ser incrível.


Quando cheguei a Praia do Reconquinho, a malta dos 43 km's já tinha partido. Fui levantar o dorsal já pronta para começar e acho que foi a melhor decisão, a fila era grande apesar do pessoal da organização despachar a coisa fácil.


A praia é um local amplo, bonito com as montanhas a erguerem-se a toda a sua volta, bem equipada com bar, wc's e balneários e o parque de campismo mesmo ao lado. Contudo, neste dia, a praia era outra, a festa do trail tomava conta de todo o ambiente. Amigos q se encontram, gargalhadas no ar, alguma ansiedade que sempre antecede o momento da partida. Os trilhos já andavam a ser desbravados pelos corajosos dos 43 km's.



Rapidamente comecei a identificar pessoal da minha equipa - DCI Trilhos Luso Bussaco. Há muito tempo q não ia a uma prova com tanta malta da equipa, o que é sempre muito agradável. Conversas habituais de quem ja não se encontra há algum tempo e lá estou na linha de partida, a ouvir o Hugo Água e a ansiedade a subir... ainda vejo o Marco e desejamos boa prova um ao outro.



O Hugo avisou e com razão, dada a partida, cerca de 1km depois e entramos em single track.


O grafico prometia 9 km's iniciais sempre a subir e não falhou, de todo. Algumas das subidas em escalada, 4 apoios 😅. O primeiro local assinalável é a subida até ao avião, um dos locais turísticos e muito giro.



Soube alimentar-me da forma correta e nos momentos adequados. As pernas pesavam, logo desde o início, a semana que tive estava bem espelhada no cansaço que sentia... com esta carga sabia q bastava uma falha para ter que lidar com cãibras. Felizmente tudo correu bem. Cansada sim mas a desfrutar, sem quebras, levar km a km e ver no que dá. Após uma pequena volta inicial, passamos perto da zona de partida, encontro um colega de equipa que me motiva e me acompanha um pouco, antes de ganhar asas. Subimos ao Mirante Emygdio da Silva ou Emídio da Silva, escadas e mais escadas e lembro-me de olhar por cima do ombro direito e ter uma paisagem incrível la em baixo, banhada pelo rio.



Sabia que ainda tinha muito que subir... a subida pior seria para os Moinhos de Gavinhos. Mas que vale muito a pena. Muito bonito lá em cima também. Toda a prova é muito bonita. Até a zona final, em que passamos a ponte por cima do rio e seguimos paralelo a este até à meta.


O meu momento alto da prova foi a passagem no interior daquela que julgo ser a Igreja Matriz de Penacova / Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Entramos, estava escuro, os cantos estilo gregoriano entoavam pelo edifício, arrepiei-me de uma forma... que ideia de génio passar mesmo no interior. Achei absolutamente incrível.



A dada altura, foi muito agradável a companhia do José e da Paula, bem dispostos que acabam por tornar mais leve esta batalha, obrigada 🙏


Felizmente não estava calor se não o empeno teria sido duplamente pior 🤣


Organização incrível, abastecimentos top, gostei muito da disposição dos habitantes, apesar de mais velhos, sempre com uma palavra de incentivo.


No final ainda me cruzei com o Sérgio Mesquita, finalmente, tantos posts, stories e provas, conversamos pessoalmente 🤣


Dar os parabéns ao Lino, da minha equipa, este homem é uma força da natureza. Ao Miguelito que é o jovem promessa, tens um mundo para conquistar miúdo. E a toda a malta da equipa que mais uma vez teve excelentes resultados. Muito orgulho de pertencer aqui.



Resultados Gerais



43 kms

Masculino



19kms

Masculino


12kms

Masculino



Texto: Sílvia Gomes Fotos: Ana Ferreira - Por aqui por ali por acoli e Samuel Fritz


140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page