top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

O trail bem feito de Benfeita 🙈



No dia 13 de agosto decorreu a 10ª edição do Benfeita Trail, na Aldeia de Xisto da Benfeita - Arganil, organizado pela Equipa de Trail / Atletismo S. C. Povoense – Caracóis de Corrida, com apoio do Município de Arganil e Junta de Freguesia da Benfeita.


O evento contou com Trail Curto de 20 km's, prova que faz parte do Circuito Distrital de Trail Curto – ADAC, do Circuito Nacional de Trail Sprint e Taça de Portugal – ATRP e por um Mini Trail com cerca de 11 Km's.


A minha experiência


A comunicação da prova, numa altura em que as redes sociais são tão importantes, deveria, na minha opinião, ser revista. Nem guia de atleta recebi, cheguei a pensar se efetivamente se iria realizar a prova. Mas, será das poucas coisas a apontar a esta organização incrível.


Benfeita é um lugar pequeno cercado por colinas verdes e com a piscina fluvial que lhe dá um toque muito bonito.



Encontrei o colega de equipa, Carlos Cunha que fez 1º lugar no escalão,mais uma vez, parabéns :D a Margarida Pestana que se sagrou campeã do trail curto, o Hugo Água, a apoiar, o Jorge Scevola que conheço das redes sociais e já me cruzei numas provas mas sempre meio envergonhada, desta vez chateei para uma foto 😜 O Filipe, do Espite que, infelizmente, desistiu.



A partida é dada exatamente na praia fluvial, escoltada pelos tambores da banda. Cerca de 100 metros depois viramos à direita e começamos a subir. Cerca de 2 quilómetros a subir. Muitos single tracks, que acabam por dificultar a progressão, não facilitando a ultrapassagem e, o facto de irem os dois percursos juntos, acaba por prejudicar, sobretudo, a malta dos 20 km’s que é empatada pelos mais “pequenitos” que foram aos 11 km’s.


Aproximadamente aos 4 km’s o percurso é feito rio fora, o que, com o calor que estava, até soube bastante bem.



Como prometido, aos 5km's e 600 metros, ao som de tambores novamente, lá está o abastecimento e, pouco depois separação dos percursos.



Qual o meu espanto quando me apercebo que estou a ir em direção à meta. Mas não, passamos só ao ladinho para fazer os últimos e, provavelmente, os mais difíceis quilómetros de toda a prova, dois quilómetros sempre a subir, mas subir a sério. Nestes 6 km’s tinha apenas 350 metros dos 600 e muitos prometidos, pelo que, pelo menos 300 metros de subida estavam aqui, neste 2 quilometrozinhos 🙈 Percurso final comum também aos 20 km’s 🙈


Fiquei surpreendida ao ver a placa de meta a 1 km quando tinha 8 km’s e pouco e então decidi dificultar a coisa e perder-me 😅 fiz uns tantos metros sem fitas até dar de caras com uma casa e perceber que de facto não seria por ali. Na volta para trás dei com a Ana que veio a ficar em 3º e um outro atleta que também se enganaram, seguimos ainda não muito certos para trás e a Ana lá viu fitas de novo e disse-me que eu ia em primeiro e portanto faria sentido que fosse a primeira a regressar ao percurso, mais uma vez Ana, bonita atitude e muito obrigada.


O caminho daqui até à meta foi a descer mas descer quase vertical, ainda deu para um bate cu, a sorte é que o terreno era fofinho e amparou 😅 quando chego à ponte vejo uma atleta e percebo que com ter-me perdido, perdi também a primeira posição feminina. Descemos e entramos de novo no rio onde consegui alcançar e ultrapassar a menina que veio a ficar em 2º.



Depois são aqueles metros finais, a ouvir o Bruno a apresentar-me e cruzar a meta, por fim, muito feliz :D




Resultados


11 km's


Masculino

1º Paulo Nunes, Clube desportivo de vide - 01:06:37


2º Luis Vasques, CSP43 Running Team - 01:07:17


3º Bruno Miguel Sousa, OCR Portugal LAB Club - 01:07:42


Feminino


1ª Silvia Gomes, DCI/Trilhos Luso Bussaco - 01:29:01


2ª Maria Abrunheiro Adões Trail 01:29:14


3ª Ana Sousa, OCR Portugal LAB Club - 01:31:38



20 kms


Masculino


1º Nelson Costa, A.R.Casaense/Escola de Atletismo de Coimbra/Intermarché Taveiro - 01:55:05


2º Nuno Tavares, A.R.Casaense/Escola de Atletismo de Coimbra/Intermarché Taveiro 01:56:57


3º Nuno Miguel Oliveira Campos, Furfor Running Project - 02:01:22


Feminino


1ª Margarida Pestana, Clube Desportivo de Espite - 02:28:48


2ª Sofia Marques Vieira, Clube Desportivo de Espite - 02:31:19


3ª Renata Castro Gonçalves, EDV- VIANA TRAIL - 02:33:59




Texto: Sílvia Gomes


Fotos: Ana - Por aqui por ali por acoli

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page