top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Biorace Challenge - Corrida de obstáculos 2022



No dia 24 de setembro, após a pausa a que o Covid-19 obrigou, voltou a realiza-se Biorace Challenge - Corrida de obstáculos 2022, uma prova que adoro e na qual me divirto sempre imenso. Este ano tinha-me fartado de chatear a cabeça ao Marco Simões para irmos e, lá nos inscrevemos. Nesta prova, nenhum rabugento consegue terminar de outra forma que não de sorrisão no rosto, juro :D isso e sem lama da pontinha do cabelo à pontinha do dedo grande do pé :D




Este desafio destina-se a todos que apreciam o contacto com a natureza, uma vez que decorre nos trilhos do BioRia bem como um belo desafio regado de muitaaaa lama :D

Foram mais de 20 obstáculos entre carregar troncos, rastejar, saltar, passar por cima de fardos de palha gigantes, subir redes, passagens de rio (que odeio visto o meu panico na água), escorrega gigante com água e muitaaaaa lama (o meu preferido) e tudo o mais que possam imaginar.




A Biorace Challenge - Corrida de obstáculos 2022 contou com várias provas:

- BioRace 10 km's;

- BioRace 5 km's;

- BioRace Júnior;

- e BioRace Especial / Inclusivo: prova adaptada a populações especiais.

As provas tiveram como local de Partida e chegada, o Centro de Interpretação Ambiental do BioRia – Salreu, Estarreja.




Chegada ao dia, como sempre, estava super animada. A envolvência da prova já é fenomenal. Encontrei várias pessoas conhecidas e pessoas que não esperava de todo e que me deram uma alegria imensa: Tiago e Nadine, colegas de licenciatura que não via há anos, fiquei com o coração tão cheio <3

Chegada a hora da partida, lá fomos, esquece-se a alergia à palha, o pavor à água, tudo... os obstáculos foram sendo passados, o Marco estava encantado, bem disse que era brutal.

Em todas as zonas de agua, o Marco, colegas, bombeiros, organização foram sempre excelentes e com maior ou menor dificuldade lá fui conseguindo passá-los. Destaco ainda o obstáculo monkey bars... quem me conhece sabe que eu tenho desde sempre o desafio comigo mesma das elavações... quando estive mais leve conseguia fazer algumas, agora só com ajuda de elástico. Mas monkey bars, raramente conseguia chegar até ao fim no caso de ser longo... ora que, na Biorace e apesar de ter entrado mal consegui ir até ao fim, yeahhhhh a minha superação desta prova :D Também me superei no pêndulo, a seguir ao escorrega, pela primeira vez consegui efetivamente passar de uma margem à outra :D



Bem, menos bom foi o tempo que tivemos que esperar em vários obstáculos esfriando e esquecendo por completo qualquer ideia de conseguir fazer um bom tempo... num dos obstáculos estive 10 minutos à espera. Acho isto muito mau! Entendo perfeitamente quem quer fazer a prova durar, e vá a caminhar. O que acho inadmissível é estar DEZ minutos num obstáculo à espera da minha vez, a arrefecer e a "perder" tempo e ainda ver pessoas a seguirem percurso sem fazerem o obstáculo. Além deste, em quase todos os outros foi necessário impasse de espera... eu entendo que ter 4000 pessoas numa prova é brutal mas também é necessário que sejam criadas condições para quem quer ir fazendo mas tambem para quem se quer desafiar e vai mais focado na competição, objetivos pessoais, tempos, etc. Eu parti às 16h50 e ultrapassei pessoas das 16h10!!! Nada contra, repito, as pessoas fazerem a caminhar ou num ritmo mais lento, ou a desfrutar, etc, acho é que a organização tem de arranjar forma de tambem dar resposta a quem quer efetivamente competir. Desta forma, sugiro que, à semelhança de S. Silvestres, por exemplo, organizem as partidas em função dos tempos que a pessoa demora a fazer 10 quilómetros. Ou ter limite de participantes e espaçar mais o tempo de partidas.


Para o ano, lá estarei. Continuarei a aconselhar esta prova a toda a gente e a falar dela com a mesma paixão. Provavelmente em 2023 inscrever-me-ei na categoria de elite para ir com os pros e não ter que perder tempo à espera.




Resultados

5 km's

1.º Manuel Santos 20:20

2.º Hélder Rodrigues 21:10

3.º Guilherme Salvador 23:14

1.ª Maria Fernandes 26:16

2.ª Vera Simões 27:23 3.ª Joana Afonso 33:07

10 km's

1.º Nelson Loureiro 42:412

2.º João Rodrigues 45:49 3.º Hugo Silva 46:12 1.ª Diana Ferreira 01:01:50  2.ª Vanda Ribeiro 01:02:37  3.ª Sara Araújo 01:02:54



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page