• Foto do escritorSílvia Gomes

Correr nas nuvens até à Arada

Decorreu nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2021, o Pisão Extreme, com partida no Bioparque do Pisão - Carvalhais - S.P. Sul, organizado pela SpotCriativo Eventos.

O Pisão Extreme integrou, a contar para o Campeonato Nacional Ultra Skymarathon, a prova de 65 km com 6500 D+; no Campeonato Nacional Skyrace 35 km com 3500 D+; e ainda as provas de 24 km com 2200 D+ e 14 km com 1100 D+.

Curiosidade

A Serra da Arada é uma elevação de Portugal Continental, com 1120 metros de altitude, cota esta obtida no Alto das minas de chãs. Localiza-se a Noroeste da cidade de São Pedro do Sul.

Com início na falha geológica da linha do Rio frades e rio Teixeira de onde se separa da serra da Freita. Estende-se a norte ao longo de várias elevações acima de 1000 metros até ao rio Paiva, comportando várias aldeias históricas de Portugal com construções de xisto, de onde se destacam Gourim, Aldeia da Pena, Drave e o Fujaco, entre outras.

Com uma formação geológica ímpar de onde se destaca a «Garra, por fazer lembrar as garras de um animal.

O percurso, em São Pedro do Sul até ao Bioparque é muito bonito, com as árvores com as cores de outono: amarelo, castanho, vermelho. Muito bonito mesmo.

Quando cheguei ao Bioparque ainda consegui ver a partida dos 24 km. Encontrei logo gente conhecida, José Carlos, malta da equipa Viseu Running Team, Alex Tondela, Emídio que já não via há imenso tempo :D deves-me um treino, não te esqueças :D o Joni, o António Gomes, Andreia das Sapatilhas Pensadoras, Carlos de Telhadela, Trail Runners Family (a Susana e o Gabriel também foram aos 14 km) e o Luís Filipe Guerra.

Após alguma troca de conversa, foi equipar e partir. Sendo que, nos 14 km se disputavam os Campeões nacionais juvenis, não esperava conseguir ficar numa boa posição, contudo ia com a ideia de dar o meu máximo. Apesar de já não ficar nervosa como outrora nas provas, há sempre aquela adrenalina inicial.

Partida

Ainda na linha de partida, olhando à volta vi logo a menina que acabou por ser a primeira mulher a cruzar a meta, Célia Neto bem como a Sara (que ficou em 2.º lugar nos 19 km do S. Macário há duas semanas). A Sara foi sempre à minha frente, uma vez mais, os meus parabéns minha linda.

Tirando a pequenina descida na estrada quando saímos da linha de partida, foi logo a subir. Mas já estávamos a contar com isso.

Descemos um bocadinho, descidas técnicas, ainda me enganei numa zona, Carlos obrigada, se não fosses tu, tinha ido sempre, despistada como sempre.

Deixo aqui também um agradecimento ao atleta Carlos Laró que foi ao meu lado durante quase toda a prova, e que muitas vezes sem que soubesse estava a dar-me força incluindo no final quando já só me apetecia chorar com as caibras e o pé torcido.

Bem, voltando à prova… Após a descida, voltamos a subir, desta vez até ao alto da Arada, duro, arre. A parte mais dura da prova, já sabíamos. Mas a paisagem vale qualquer esforço, é mesmo de tirar o ar. José Carlos, obrigada por gritares, pela primeira vez tive claque numa prova e sabe muito bem. Só não percebo porque não tive direito a mini… Aproveito aqui também para agradecer a todas as pessoas por quem fomos passando que tiveram sempre uma palavrinha de incentivo e isso ajuda tanto, acreditem.

Uma nota também sobre aquilo que caracteriza muito esta prova, como outras, é o facto de haver poucos trilhos feitos, isto é, tem as fitas e tu sabes por onde tens de ir mas há locais em que és tu que fazes o caminho. E na subida para o alto da Arada, além disto, além de ser íngreme também, tens muita escalada de pedras que quase obriga a quatro apoios e não, não falo de bastões :D

Depois, felizmente, há ali uma parte muito corrível que uma pessoa consegue finalmente ver o relógio a somar quilómetros.

A descer todos os Santos ajudam, só que não

Começamos a descer e, mais uma vez, esta descida matou-me… fiquei com bolhas em ambos os calcanhares e uma bolha de sangue por baixo do dedo grande do pé… as pedras espetavam nos pés, umas dores... Já odeio descer, quando tem pedras, pior porque tenho que ir a travar, o que origina as caibras e concentradíssima a ver onde meto os pés e quando são estas pedrinhas que parece que entram pela sapatilha dentro então grrrrrr.

Depois, uma pessoa pensa que são 14 km… eu aos 13 quebrei mas pensei: - pronto, só falta mais um. Só que não, deu 16 no final :/ depois e, também me ia enganando aqui, já não me lembrava daquelas escadas quase no final para dar cabo do resto :/ no cimo das escadas foi quando me deu a tal caibra no adutor do lado esquerdo que já estava a ameaçar e onde torci o pé.

Depois é muito giro sair do mato e ter aqueles últimos 100 metros e ouvir o Joca a dizer o nosso nome, quando passamos a meta, passa tudo. Eu atirei-me para o chão e tal mas tudo impecável, só que não :D depois ainda estive à conversa com a Sara no final e foi muito agradável, tanto ela como quem a acompanhava, muito simpáticos e acolhedores e obrigada pelas fotos :D

Ainda deu para um 3º lugar no escalão sénior feminino e 6º geral feminina.

Dar os parabéns ao Gabriel que encontrei na meta e com o pé torcido mas com o lugar de campeão Nacional Juvenil :D

Parabéns a todos os atletas que nos diferentes dias e nas diversas distâncias, se superaram.

Resultados

14 Km’s

1.º João Rodrigues, Centro de Trabalhadores Sobral - 01:30:47.700

2.º Márcio Cruz, Escola de Atletismo de Coimbra / Intermaché Condeixa - 01:32:24.707