• Foto do escritorSílvia Gomes

De Valinhas às Quedas de Fervença ao Santuário de Nossa Sra. da Assunção

Atualizado: 26 de abr. de 2023

No dia 19 de fevereiro decorreu a 8ª Edição do STUT-Santo Thyrso Ultra Trilhos, organizada pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso e Camara Municipal de Santo Tirso.

O STUT contou com as provas: Ultra Trilhos 44km; Trail Longo 30km; Trail Curto 18km; Caminhada 10km; e TrailKIDS para crianças dos 5 aos 16 anos.

O MEU PONTO DE VISTA

Começar já a reclamar que é para não falhar a boa moda portuguesa... Na próxima vez, não marcar uma prova para o fim de semana do Carnaval faz favor que isto de pertencer a um grupo de carnaval, desfilar, tabalhar e ir a uma prova, deixa uma pessoa KO 🤣

Bem, domingo, lá se ruma a Santo Tirso, levantar o dorsal e apanhar autocarro para Valinhas. No autocarro, a ansiedade já começa a apertar...

Chegada ao local da partida, vieram todas as sensações motivadas pelo DNF da última prova em que fiquei, neste mesmo lugar, a receber apoio dos bombeiros... Se uma prova já me traz nervoso miudinho, nesta, especialennte, a pressão de um DNF, estava a agravar...

O Joca dá a partida e lá vamos, começamos logo a subir... Uma senhora caiu e por pouco não foi abalroada...

Passamos o Trono panorâmico do Marco Branco e foi a segunda vez que saí de lá sem uma foto 😁 estava a aproveitar para rolar um bocadinho, não dava para parar 🤭

A prova, no geral, não é muito técnica, as descidas são corriveis sem grandes perigos, não há grandes single tracks, muito estradão, a zona das cascatas - Quedas de Fervença - é extremamente bonita mas muito dura, quase é necessario fazer escalada a 4 apoios e, à semelhança do ano passado onde me comecei a sentir mal, não há grande apoio de bombeiros ou organização nesta zona.

Até aos cerca de 8 kms ia mais ou menos, ate mesmo em termos de classificação mas, chegada de novo ao local de partida, onde era o primeiro abastecimento, confesso que desmotivei um pouco e me entreguei à caminhada. Não que me doesse nada mas, como disse um atleta um pouco depois, "f#&@##3, isto é sempre a subir" 🤣

E por falar em subir... Subimos até ao Castro do Monte Padrão, continuamos a subir até ao incrivel Santuário de Nossa Senhora da Assunção, que é so lindíssimo e onde regressei em modo passeio, uns dias depois da prova.

Falhou-me água, valeu-me o abastecimento e depois o Marco que mais uma vez foi ao meu lado toda a prova e que ainda me arranjou um gel quando eu estava já a cair para o lado 🤣 estou a exagerar 😁

E pronto, pouco depois da Assunção, é sempre a descer mas aí, as pernitas já são pedra e já não respondem com a mesma desenvoltura. Ainda passamos por um senhor caído, agarrado ao ombro, espero que esteja bem e não tenha fraturado nada 🙏

Em muitas zonas de prova havia público, o que dava alento e as crianças mascaradas devido à época carnavalesca que se atravessava, também ajudavam a retirar sorrisos.

Percurso muito bem marcado, organização, polícia e bombeiros gentis e simpáticos.

Fomos passados por malta das outras distâncias e fomos passando gente da caminhada.

Malta da organização, era escusado as escadas no final 🫣

E pronto, passar a meta deu-me a sensação de dever cumprido embora agridoce pois continuo em muito má forma. Na fase em que desmotivo, demoro a reagir e acabo por ser passada por muitos atletas mas pronto, na próxima será melhor, ou não porque a próxima é o Louzan Trail 🙈

Surpreendeu-me o clima de silêncio da prova tendo em conta que é no norte e a malta do norte costuma ser comunicativa, bem disposta, ...

Abastecimentos com muita diversidade, quantidade e docinhos como gosto.

E ainda o belo do Jesuíta, prémio finisher 😁

Os meus pés eram uma bolha gigante cada um deles, mal andava 🙈

Banhinho com água quentinha, tão boa. E apanhar solinho a ver os atletas a chegar e meter paleio em dia com malta que fazia o mesmo.

Gostei de rever amigos destas andanças: Andreia, das Sapatilhas Pensadoras, o Alex Tondela e o Ricardo 😊 é sempre bom reencontar gente q ja faz parte da mobilia 😁 e ainda deu para ver o Miguel Lopes, grande atleta 😊 a Nadia Casteleiro que tal como eu não terminou no ano passado, o Nelson Loureiro, outra máquina.

De salientar que, nos dias seguintes, andei com um empeno, Jesus 🤦🏽‍♀️

Deixo o meu agradecimento público ao Marco por esta e todas as outras provas das quais abdicou só para me acompanhar, motivar, fazer companhia, ... 🙏🍀