top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Finalmente... Poiares Trail :D

Atualizado: 14 de jun. de 2022


A secção de atletismo da Associação Recreativa de S. Miguel – Vila Nova de Poiares é a entidade organizadora do evento denominado Poiares trail 2022 nutriva, que decorreu a 5 de junho de 2022. O Poiares trail 2022 nutriva integrou três provas: PT35k Ansell Portugal (com cerca de 35km, 1600md+); o PT20k Maxivisão (com cerca de 20km, 900md+); e o mini trail/ caminhada PT12k farmácia Santo André (com cerca de 12km, 250m d+). Todas as provas tiveram início no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares.


O meu testemunho

Bem, eu já andava há imenso tempo para fazer esta prova que, sabia bem, pelo que já tinha ouvido, que não me iria desapontar. Hesitei na escolha da distância e acabei por me arrepender da distância escolhida. Mais à frente entenderão.

Como a pessoa se queixa sempre, nesta prova, não iria ser exceção :D O dia não começou muito bem, tenho andado com crises de ansiedade e, no dia da prova, estava mesmo com dor forte no peito. O facto de ir sozinha também me estava a incomodar, já me tinha habituado ao meu Marquito a fazer companhia :D o peso de ser uma prova como é Poiares, também influenciava o meu mood… felizmente a Marta (que soube depois, nasceu no mesmo dia que eu :D) veio falar comigo na linha da partida e acabamos por nos distrair e fazer companhia uma à outra, foi muito agradável. A Marta veio com o marido, João Garrido e representaram O Praticante. Podem ler o artigo dele sobre a prova AQUI.



Linha de partida



Responsável pela narração da prova estava o grande Hugo Água e junto a ele uma incrível bicicleta de gelados que daria imenso jeito na prova, ou não :D na reposição de açucares, talvez, em termos de praticabilidade para fazer os trilhos, acho que nem por isso :D



Bem, mas voltando ao Hugo Água, não imaginam como me senti orgulhosa quando me cheguei à linha da partida e ele me tratou pelo nome. Como é que ele sabe o meu nome? Eu sou apenas eu, ninguém, tipo wtf? <3 senti-me uma vip no mundo do trail :D

Ainda na linha de partida, vi a Renata que já não via nestas andanças há muito tempo também e cheguei a treinar com ela, sei que ela anda muito e tem um potencial incrível. E ainda troquei umas palavritas com o meu querido colega de equipa que veio a ficar em 3.º, o Miguel, e com quem até brinquei ao perguntar se iria demorar 50 minutos, na realidade só demorou mais 5 :D

Mais uma vez a equipa DCI/Trilhos Luso Bussaco estava em peso. Tenho que agradecer muito ao Miguel que abdicou da prova dele e eu acho que ele tinha fortes hipóteses de ter um bom resultado mas abdicou para me fazer companhia em todo o percurso e puxar por mim e motivar e ter vontade de me bater por não andar :D


A prova

A prova em si, atletas, como sempre, no mundo do trail, bem dispostos, boa onda. A organização é incrível, distribuída por muitos pontos, super simpáticos. No abastecimento, as meninas a fazerem de claque, uma pessoa até fica logo mais motivada. Sabe mesmo bem receber esta forcinha, acreditem.



Quanto aos 12 km’s do mini trail… muito estradão, muito rolante, rápido. Poucas subidas. Descidas pouco técnicas. A beleza não é das que surpreende, mas eu escolhi o mini trail e por acaso já na meta estava arrependida de não ter ido aos 20 quilómetros, 12 não dá para ver nada nem para entrar nos trilhos efetivos da região. Acho que é daquelas provas que me vai ficar atravessada e vou ter que voltar :D Há ali uma zona, a descer, um nadinha mais técnica, tinha, inclusivamente cordas para ajudar quem se sentia menos seguro.

Há uma zona junto, suponho e perdoem-me se estiver a dizer disparate, à Ribeira de Poiares ou alvez seja mesmo o Rio Mondego ou o Alva (?) que é muito bonita, tem mais single track, um pouquinho de maior tecnicidade mas sem desnível e portanto totalmente corrível.

Logo nos primeiros km’s, a dor de burro ameaçou, mas acho que era fruto da ansiedade também e de ter começado rápido, como sempre e depois demorar a estabilizar o ritmo. Depois para o final ameaçou novamente, mas aí já consegui facilmente controlar.


Chegada

A chegada foi incrível, muito entusiasmante, muito emotiva, como sempre, aliás. Ouvir o speaker a dizer o nosso nome, as pessoas a aplaudir, toda a gente devia, pelo menos uma vez passar por isto, é mesmo muito reconfortante.



Mesmo antes de chegar à meta, apanhamos umas escadas que é mesmo para dar ênfase ao momento melhor da prova que é quando acaba :p (estou a brincar).

Na linha da meta estava a malta da goldnutrition, muito simpática também. Ainda eu para provar o recovery de melancia e estava calor por isso soube maravilhosamente :D

Ainda fui entrevista pela Mundialfm, estou a ficar mesmo VIP, cuidado :D já dou mais entrevistas do que aquelas que faço :D Mas continuo a preferir fazer do que dar, não tenho jeitinho nenhum para dizer mais do que pão :p



Espírito de equipa e união

Antes do banho ainda deu para estar à espera da chegada do atleta de equipa Hélder que foi aos 35 km’s e que ia numa luta renhida pelos primeiros lugares. Acabou por ficar em 4.º, nem todos os dias são dias de vitória e está tudo bem. E é giro ver este espírito de equipa e união.



O balneário estava muito limpinho, água a ferver e funcionária muito simpática.


De regresso à arena de prova, ainda vi a Marta de novo que me disse que lhe correu bem a prova. Ainda deu para falar sobre o Luso um atleta que não conhecia, o Nuno Pimenta. E depois foi conviver um pouco mais com a equipa até à entrega dos prémios. Eunice és um espetáculo, tens pilhas Duracell, conheces toda a gente, … super bem disposta.



Parabéns ao Miguel, da minha equipa que foi à mesma prova que eu, como referi em cima e foi ao pódio também, como também já havia dito. Tens um grande percurso de sucesso pela frente. Por falar em pódio, ganhei um mega bacalhau, ah pois é :D



E por falar em bacalhau… a malta do trail vê este desporto um pouquinho como gasto da boa vida que se leva á mesa :D mas, e já que me foi questionado após a prova o que ando a comer e a beber e mesmo com o Miguel cheguei a falar disso… a verdade é que por aqui andamos a alimentar muito mal :/ a alimentação é imprescindível nos bons resultados como na recuperação e devemos ter em maior atenção este facto. Também a ingestão de líquidos tem aqui um papel fundamental, não se esqueçam disso!


Não queria também deixar de falar na Cláudia Calçada que se sentiu mal na Meia Maratona do Douro Vinhateiro e acabou por falecer. Além de ser assustador a quantidade de notícias de que vamos tendo conhecimento de atletas que entram em paragem respiratória e acabam por falecer, a prova em que foi tem o meu carinho especial, quem me segue há algum tempo já sabe e, portanto, deixo aqui a minha homenagem a esta menina e os meus sentimentos a todos com quem privava.


Quero ainda agradecer o meu treinador, Nuno, Run Cross Trail. Desde que ele me acompanha que treino com mais qualidade, os resultados estão à vista. Nada como deixar as coisas nas mãos de quem sabe.


Não interessa para nada nem acrescenta nada mas, o sitio onde deixei o carro, à semelhança de muitos outros atletas, foi junto de uma ribeira, ouvia-se tanto as rãs e ainda vi algumas a saltar lá em baixo, tão bom esta proximidade com a natureza.


Almoço – fator diferenciador

Salientar que o almoço foi um folhado de legumes. É a primeira vez que vou a uma prova em que não nos espetam com carne ao almoço e que posso efetivamente desfrutar do almoço. Alem disso, super completo porque além do folhado, havia bolinho, uma lata de sumo e um potinho de gelado :D


Eu nunca paro nos abastecimentos mas, na passagem e depois no abastecimento final, também me pareceu muito completo, muita frutinha, melancia :D bolos, salgados, isotónico com força, etc.


Tenho ainda a fazer um reparo que serve também de arrependimento por ter ido apenas ao mini trail, a malta que fez os 12 km’s não teve direito a fotos da prova :/


Resultados gerais

12 kms – 152 ateltas a finalizar



Masculinos

1.º Gilberto Costa, Javalis100limites - 00:53:48.300

2.º Luís Rodrigues, Runners Do Demo - 00:54:09.550

3.º Miguel Silva, DCI/Trilhos Luso Bussaco - 00:54:38.553


Femininos

1.ª Sílvia Gomes, DCi/Trilhos Luso Bussaco - 01:04:14.823

2.ª Renata Vinagre, Saca Trilhos Anadia - 01:08:28.083

3.ª Cláudia Carrilho, Zona Alta Trail - 01:14:28.593


20 kms - 351 atletas a finalizar

Masculinos


1.º Vasco Pereira, A.R.C. Escola De Atletismo De Coimbra/Intermache Taveiro - 01:39:39.550

2.º João Silva, Acdrs – Quinhendros - 01:43:32.560

3.º Pedro Vieira, Endovelico Trail Team - 01:43:53.310


Femininos


1.ª Vera Bernardo, Arcd Venda Da Luísa - 02:05:50.863

2.ª Célia Amaro, Serra D´Aire Trail Team - 02:08:10.860

3.ª Cátia Santos, Clube Desportivo De Espite - 02:10:52.653


35 kms - 171 atletas a finalizar

Masculinos

1.º Filipe Costa, Clube Desportivo De Espite - 03:19:38.917

2.º Tiago Matias, Cap-Clube Académico De Penafirme - 03:23:41.420

3.º Luis Fernandes Clube De Praças Da Armada - 03:35:39.197


Femininos


1.ª Joke Descheemaeker, Clube De Atletismo De Ferreira Do Zêzere - 03:50:09.223

2.ª Margarida Pestana, Clube Desportivo “Os Águias” De Alpiarça - 04:21:14.027

3.ª Melissa Fernandes, Clube Desportivo De Espite - 04:21:14.127


Texto: Sílvia Gomes

Fotografias: KabazuK Photography, João Delgado, Marco ventura e Poiares Trail.



618 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page