top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Free Trail da Castanha 2022



No passado dia 05 de novembro decorreu a edição de 2022 do Free Trail da Castanha que contou com novos trilhos.

A Cascata é um dos símbolos da prova, percurso da caminhada e corrida. O "Trilho dos Moinhos", percurso da corrida, é um dos pontos mais marcantes de todo o trajeto.




Confesso que não estava propriamente em pulgas para ir a este evento. Sabendo que não estou em forma, fazer 18kms, já sabia que ia sofrer muito. Não me enganei. Mal cheguei vi o André, com quem não estava há muito tempo. Foi bom rever-te amigo.

Estava frio mas o sol dava de si. Na linha de partida vi logo o Francisco Figueiredo e a Daniela Russo que também já não via há muitos estes dois grandes atletas.




Começada a prova, as máquinas começaram devagar mas rapidamente se instalou a distância entre nós. Durante algum tempo, fui em segundo, a Daniela a liderar a prova, embora não croometrada. Ainda passamos pelo Francisco que torceu o pé mas rapidamente se deixou de lamurias e se fez ao caminho. Acabei por me deixar passar por várias meninas, penso que devo ter terminado em 5.º.



Bem, mas sobre a prova... Começamos por subir. Aliás, até cerca de 9 km's da prova, não fizemos outra coisa... caminhei, caminhei e caminhei. Lembro-me de ter quebrado muito cedo, algo que não costuma ocorrer. Encontrei dois atletas com quem senti empatia e que desde logo me fizeram companhia abdicando da sua prova... tenho sempre a sorte de encontrar anjos que me acompanham a troco de nada: o Jorge Gomes e o Hernani. Sei que numa subida eles seguiram e eu fiquei sozinha, foi quando só pensava em desistir, estava com pouco espirito de sofrimento, não estava a conseguir ter aquele gosto que nos dá, a nós que fazemos trail de, apesar de sofrer, sentir a superação e gosto... nem a Alice Lopes, madrinha da prova, me conseguiu motivar. Felizmente no segundo abastecimento reencontrei-os e foram eles que impediram que desistisse e me fizeram companhia até ao final. Muito, muito obrigada :D



A prova, o percurso é lindíssimo desde single tracks, alguma tecnicidade, zonas junto ao rio, a Cascata, água hiper gelada, difícil mesmo é apreciar quando só se pensa o que raio estava ali a fazer :/ burrinha. Organização 5 estrelas, abastecimentos com aquilo que é preciso, dois, tendo em conta que foi uma prova gratuita, ... Penso que já vim duas ou três vezes e de facto, irrepreensível. Parabéns.



No final ainda troquei umas palavritas com malta que já não via há algum tempo: Sara Cristina <3 Catarina e Andreia, mulheres guerreiras, mulheres exemplo :D




Texto: Sílvia Gomes


Fotografias: Micael Marques.

323 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page