• Foto do escritorSílvia Gomes

LOUZANTRAIL - uma prova de emoções, uma serra mágica

Atualizado: 26 de abr. de 2023

Nos dias 4 e 5 de março de 2023 decorreu o Louzantrail. O evento, organizado pelo Montanha Clube, decorreu, conforme o nome indica, na Serra da Lousã. Os participantes tiveram a oportunidade de percorrer, por trilhos, as mais belas paisagens da Serra da Lousã e das Aldeias do Xisto.

Esta edição do Louzantrail foi constituída por 4 provas competitivas. Assim, no dia 4 de março realizou-se o Louzantrail Ultra (43 km's com 3000D+) e o Louzantrail XS (11km's). Da parte da tarde realizou-se ainda, a prova para os mais novos - Rapozinhos. Já no dia 5 de março partiram os atletas do Louzantrail GTNS (29 km's com 2000D+) e do Louzantrail Curto (18 km's com 1350D+).

A minha experiência - 18 km's

Comecei a viver a prova no sábado, desejando estar na Lousã. Fui acompanhando os atletas que andavam pelos trilhos.

Para domingo davam chuva e amanheceu, de facto, mais cinzento. A viagem foi tranquila bem como o levantamento do dorsal. Aproveitei para ir buscar a sweat que estava já esgotada infelizmente; comprei uns géis da Maurten (recomendados pelo amigo Emídio), na Wild Store. Reencontrei o menino Nelson Graça, ainda vi a Ana Correia e reencontrei, com muita alegria, a Trail Runners Family que acabou por me fazer companhia no pequeno percurso até à partida bem como na espera pelo tiro inicial.

Bom também foi reencontrar um amigo que tinha ido à ultra no dia anterior e nesta manhã de domingo foi ver a malta dos trails pequeninos partir ☺️ ver pessoas amigas aquece sempre o coração.

O Hugo Água lá deu a partida e, apesar de estar junto à linha de partida, facilmente vi-me ser ultrapassada por muitos atletas. Mas eu sabia que a prova ia ser longa, que a Serra da Lousã tem tanto de linda como de dura, já lá tinha estado em 2019 e também já tinha feito o AX Trail.

Seguimos o primeiro quilómetro e logo entramos em trilho. Começamos logo a subir, pois claro. Aos 40 minutos de prova, só levava 4 km's. Eram single track's pelo que não dava para ultrapassar. Contudo, a beleza começa já aqui. Passamos muito tempo junto ao rio, vemos cascatas, zona muito bonita. A progressão é que, de facto, se torna muito lenta e perde-se muito tempo. Fazemos, assim, o Trilho dos Moleiros. Passamos o Terreiro das bruxas bem como a

Antiga casa do guarda florestal. Salientar, aqui, que tocou-me bastante, nos pontos em que havia gente a apoiar os atletas, que as pessoas se dessem ao trabalho de ver o nome no dorsal para puxar por nós chamando pelo nome próprio 💛🍀

Seguimos para a primeira Aldeia de xisto, com direito a escadas, fofinhas e lindas sim mas, ainda assim, escadas :D que a malta ainda não tinha as pernas moídas e não nos esperava ainda mais empeno mas claro, nós gostamos é disso.

Uma curiosidade engraçada... perdi a conta à quantidade de pedrinhas em forma de coração pelas quais passei... não sei se devo associar à magia desta serra se ao facto de passar demasiado tempo a olhar para o chão :D (aqui, qualquer distração dá direito a queda). Claro que, mesmo olhando para o chão, aqui a menina das distrações teve que dar bate cu a dada altura, doeu-me no gémeo mas segui, posteriormente, já os músculos frios percebi que magoei o gémeo mas nada de grave, felizmente.

Bem, retomando a prova... Seguimos, o topo era o Miradouro Isto é Lousã, ou as Letras, como lhe chamamos, o Chiqueiro ou ainda o abastecimento :D Na subida, um belo arco-íris rasgava o céu como forma de incentivo, e que belo incentivo. Chegada ao abastecimento, carregar água e isotónico e seguir. A parte pior, mais dura e mais longa da prova estava feita.

Seguimos fortíssimos para a próxima Aldeia de Xisto - Talasnal com, adivinhem só, mais escadas. Não estamos a falar de 50 escadas, atenção, mas mais carga nas pernas é sempre motivo para reclamar :D As descidas não são pêra doce aqui também, algumas bem mais técnicas mas a pessoa nesta fase já só pensa em correr que a peregrinação já vai longa :)

Passamos a Levada da Ermida, também sem grande hipótese de ultrapassar. Castelo da Lousã (com mais escaditas :D), a cascata lindíssima da Sra. da Piedade. Já conhecia esta zona, suponho que da prova de 2019 mas penso que o trajeto foi feito em sentido contrário, não sei se a memória me está a falhar.

O Marco, que tinha ido fazer os 29 km's veio ter comigo faltava cerca de 1.5 km's para a meta e fez esta última parte comigo.

No final, foram 19 km's em vez dos 18 anunciados mas já o esperava.

Felizmente n choveu muito. Estava frio. Nas zonas mais altas, frio mesmo frio e o vento a empurrar p trás só para trazer mais dificuldade que a prova em si só é fácil, só que não :D

Gostei de ver a malta do Dura-F1 Raceteam, de Albergaria, a amiga Marta, o Pedro Garrido a dar apoio em vários pontos do percurso ou não estivesse a sua mais que tudo pelos trilhos também. Ver a Renata Gonçalves, a Susana Echeverría, a Beatriz Alves que ainda me deu boleia até ao local de banhos, obrigada :)

O objetivo era fazer menos tempo do que em 2019, sendo que eram mais km's e consegui pelo que estou muito feliz. Não é sobre ganhar a alguém mas superarmo-nos a nos próprios. De qualquer forma, esta prova correu-me muito bem. Não tive a quebra habitual, a mente não falhou em nenhuma altura, geri bem, há muito que uma prova não me corria tão bem.

Resultados

2ª INÊS COSTA - 01:40:48.987

3ª GRACIETE VINAGRE, LINCES DE MONTEMOR - 01:48:15.820

18 km's

1º NELSON COSTA, A.R.CASAENSE/ESCOLA DE ATLETISMO DE COIMBRA/INTERMARCHÉ TAVEIRO - 01:48:44.133

2º JOSÉ SEQUEIRA, TRIALMOTOR - 01:49:39.417

1º DÁRIO MOITOSO, SCOTT TEAM - 04:36:32.687

2º ROBERTO BAIÃO, CLUBE DESPORTIVO DE ESPITE - 04:48:18.267

3º PEDRO GARRIDO, OPRATICANTE.PT - 04:48:43.570

1ª JOKE DESCHEEMAEKER (BELGIUM) CLUBE DE ATLETISMO DE FERREIRA DO ZÊZERE - 05:32:54.410

2ª SUSANA ECHEVERRÍA, SACA TRILHOS ANADIA - 05:39:31.657

3ª JOANA FRANCA, SACA TRILHOS ANADIA - 06:15:07.310

Texto: Sílvia Gomes

Fotos: Fotos do Zé, Matias Novo e Fotop.