top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

O carrossel em ziguezague do Espite

O The III Amazing Espite Trail foi uma organização do Clube Desportivo de Espite com o apoio da Junta de Freguesia de Espite, da Câmara Municipal de Ourém e da Liga de Amigos dos Bombeiros Voluntários de Espite.


Sob o lema "Sofre com garra", a prova contou com 3 distâncias: 9 km's com 400D+; 15 km's com 800D+; e 25 km's com 1400D+; além claro, da caminhada.

Fui a esta prova por convite do Filipe, convite que não podia recusar pela estima e admiração q lhe tenho. Contudo, confesso que me senti um peixe fora de água, não conheço ninguém para aqueles lados.


Pernoitei em Fátima e pela manhã, lá sigo para Espite onde as ruas já se encontravam repletas de atletas, aquela agitação matinal com friozinho na barriga que é tão boa e característica de uma prova. O ambiente era muito amigável e agradável.



Antes do tiro de partida da minha distância, os 15 km's, Ana Saborano, madrinha da prova partilhou com todos a sua história, que incluía maus hábitos, nomeadamente tabágicos mas que, as escolhas mais saudáveis que decidiu fazer, tornaram-na a atleta admirável que hoje é.


Ainda houve tempo para apresentação dos atletas madeirenses, de Porto da Cruz que vieram desfrutar da prova de Espite.


Dada a ansiada partida, e apenas decorridos 300 metros, entramos em trilho. E com muito pouco de prova, percebi logo que esta se caracterizaria por subidas curtas mas intensas.

Engraçado foi também denotar o constante ziguezaguear entre as árvores na floresta, em cada trilho q íamos fazendo, outra das características de toda a prova.


Aos cerca de 2 km’s apanhamos um pouco de estradão mas continuamos a subir para não desabituar 🤷🏽‍♀️


Aos cerca de 3 km’s grande parede, vertical mesmo e o relógio apontava já cerca de 250 m de subida. Mas o parque de diversões mal tinha começado ainda.


Como prometido, sensivelmente aos 4 km's, abastecimento. Não parei neste mas ainda ouvi um dos membros da organização atentar para a importância de ingerir líquidos.

Também aos 4 km's tive a companhia desagradável e indesejável da dor de burro habitual 😒 facilmente revertida, felizmente, pouco depois.


Não fosse o tempo seco estar em força instalado, muito pó comi eu durante a prova 😬


Reparei também que quedas de atletas não faltou. Não, não estejam já a rir-se, desta vez safei-me. Mandei só com a testa numa árvore 🤦🏽‍♀️


Aos cerca de 6 km’s entramos num trilho, onde outrora terá havido um rio, muita pedra, mais técnico, exigente de maior atenção.


Abastecimento de novo aos 7 km’s.


Referir os baldes de água colocados pelo percurso oela organização para a malta poder refrescar-se 🙏


A nível de animação, foi o melhor trail em que participei até hoje. Colunas com música ao longo do percurso, sempre gente da organização, sempre com palavras de motivação, alegria e brincadeira, adorei a animação do Micael Costa. Ficamos com a sensação boa de que nunca estamos sozinhos.

Sensivelmente aos 10 km’s temos novo abastecimento, num parque muito agradável e com "O chuveiro do Inês" que me soube pela vida, lembro-me de ficar lá debaixo uns segundos a refrescar apesar de não estar um calor insuportável, já fiz provas com temperaturas piores mas ainda assim, estava calor.


Quanto ao abastecimento, estava incrível, muito composto, muito rico, os próprios isotónicos servidos não estavam demasiado diluídos, estava tudo ótimo, incrível mesmo.


Era escusado a ida ao rio aos 12,5 kms :D molhar o pezinho, as minhas bolhas gigantes em cada um dos pés não agradeceram lá muito. Escusado também era a subida antes da meta, como se já levássemos pouco acumulado nas pernas :D


Banho nos bombeiros, o espaço não era muito mas estava tudo impecável.


Resumidamente, prova rápida para os quenianos rolarem e bem 😁

Lamentável e aqui, completamente alheio à prova em si e à organização mas já me conhecem e eu não guardo desagrados... Felizmente fotógrafos não faltaram. Como já vem sendo habitual, a FotoP estava presente, fotos pagas portanto. Até gostei das fotos e quis adquirir apesar de já ter tido uma má experiência em março deste ano com esta empresa. Escolho as fotos, faço a encomenda, recebo e-mail com a encomenda mas, tal como em março, nada de dados para pagamento. Contacto e falam, falam mas resolver é que é dificil porque a empresa mãe é brasileira e fuso horário e estão limitados cá porque lá é que cordenam, bla bla bla. Mandam-me ou ter o trabalho todo e voltar a escolher fotos de novo e desta vez ter papel e caneta para apontar a referência para pagamento ou ir à encomenda alterar a forma de pagamento quando essa função não é sequer permitida no mesmo 🤦🏽‍♀️ nada contra o Sérgio que foi educado, profisisonal, disponível, paciente mas a minha paciência, quando já é a segunda vez que acontece com vários meses de intervalo para que pudessem já ter resolvido isto de forma a não se repeitir, é que já não existe! BTW, adoro a boa vibe do Pio.


Resultados


9 km’s


15 km’s


25 km’s


Texto: Sílvia Gomes

Fotos: Sara Simões e Ana Ferreira


283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page