top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

O Impacte Ambiental do Natal: Como a Celebração Afeta o Nosso Planeta




O Natal é uma época mágica que celebra o amor, a generosidade e a união familiar. No entanto, por trás das luzes cintilantes, árvores decoradas e trocas de presentes, há um impacte ambiental considerável que, muitas vezes, passa despercebido. Numa altura em que a crise climática vai fazendo parte das agendas e as pessoas vão ficando mais conscientes para esta problemática, é essencial analisar como as tradições natalícias afetam o nosso planeta.


O Natal é aquela altura do ano muito aguardada por todos, seja para as crianças por toda a magia que envolve o Pai Natal e, claro, os presentes que desejam receber, seja para os comerciantes que veem nesta festividade uma excelente opção de aumentar os lucros, seja para os próprios adultos que, admitindo ou não, ganham um olhar iluminado pelas belíssimas decorações, os magníficos presépios, e a gentileza que o coração emana, afinal, é Natal.


A tradição de decorar árvores de Natal é um dos marcos mais emblemáticos do Natal. Movidos pelo comércio ou pela pressa que nós, ser humanos, sempre temos, cada vez mais cedo se procede ao grande evento que é a decoração da árvore de Natal. No entanto, a nível ambiental, começa aqui o problema. O corte de árvores naturais para este propósito pode contribuir para a desflorestação. Uma solução sustentável é optar por árvores de Natal cultivadas em viveiros, que são posteriormente replantadas, reduzindo assim o impacto sobre as florestas naturais. Ao optar por um pinheiro natural, com raiz, pode replantar após o período natalício. Se a opção for mesmo uma árvore artificial, escolha uma que possa utilizar aos longo dos anos.



Decoração, iluminação e consumo de Energia

Bem, tendo a árvore de Natal, há que decorá-la. Como fazê-lo de forma ambientalmente consciente? Pode optar por fazer a sua própria decoração de Natal. Se tiver crianças, é uma ótima forma de as manter ocupadas, de lhes dar um novo sentido ao espírito natalício e de viver um momento agradável de união com os mais jovens. Pode e deve reutilizar materiais. A imaginação e criatividade não têm limites.

Quanto à iluminação, pode optar por usar lâmpadas mais eficientes e de menor consumo energético.


Presentes

Tornou-se uma tradição, no Natal, presentear as pessoas que nos rodeiam, o que leva, geralmente, a um consumo excessivo. A produção, embalagem e transporte de mercadorias contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Ao optar por presentes sustentáveis, como produtos locais, artesanato e bens duradouros, é possível reduzir o impacto ambiental.





Resíduos e Embalagens Descartáveis

Bem, aqui entram duas áreas, o desperdício alimentar e o desperdício de embalagens e outros resíduos descartáveis.

Tendo em conta que muitos dos pratos e sobremesas de Natal evolvem fritos, o primeiro passo é recolher o óleo alimentar utilizado e entregá-lo para reciclar. Depois, para evitar o excesso de comida e desperdício de alimentos, é importante fazer uma lista de compras do que é mesmo necessário, e evite o consumo de produtos demasiado embalados. O ideal é confecionar a maior parte dos pratos e sobremesas em casa, privilegiando produtos locais/regionais/nacionais, adquiridos no comércio local e, se possível, de origem biológica e/ou provenientes de redes de comércio justo. Algumas cooperativas locais promovem a comercialização de cabazes de produtos da zona, privilegiando o contacto direto entre produtor e consumidor, e reduzindo a pegada de carbono destes alimentos.

É inegável que o desperdício de alimentos e a grande quantidade de resíduos, especialmente embalagens descartáveis, aumentam durante a temporada de Natal. A reciclagem adequada e a minimização dos resíduos podem ajudar a reduzir o impacto ambiental.


Viagens e Emissões de Carbono

O Natal muitas vezes envolve viagens para se reunir com familiares e amigos. As emissões de carbono provenientes de viagens aéreas e rodoviárias contribuem para o aquecimento global. Optar por viagens mais sustentáveis, como o transporte público pode ajudar a reduzir esse impacto.



O Natal é um momento especial de celebração, mas não podemos ignorar o seu impacto ambiental. Tornar as festividades natalícias mais sustentáveis é um compromisso que todos podemos assumir. Ao fazer escolhas conscientes, como a redução do consumo de energia, a minimização do desperdício e a promoção de presentes sustentáveis, podemos desfrutar do espírito natalício sem prejudicar o nosso planeta. O Natal pode ser uma época de alegria e cuidado com o meio ambiente, tornando-o verdadeiramente mágico para as gerações futuras.


Texto: Sílvia Gomes

127 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page