top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Romaria ao S. Macário versão trail do GTT.SPS




O 5º TRAIL SÃO MACÁRIO, organizado pelo GTT.SPS - Grupo Todo Terreno de São Pedro do Sul decorreu no dia 07 de Novembro de 2021, na aldeia de Macieira de Sul.

Este ano, o Evento foi composto por apenas 2 provas, o TRAIL CURTO, com cerca de 19Km’s e o MINI TRAIL, com cerca de 10Km’s, ambas com percursos fantásticos, na magnífica Serra do São Macário, ambas com início e fim no recinto da Festa da Castanha e do Mel.


Início do dia

Assim, pelas 7 horas, lá fui ter com a minha boleia, David Coutinho para rumarmos a Macieira. As temperaturas (chegaram a -1 grau) demonstravam que apesar do solinho, havia hipótese de gelarmos :D

Facilmente levantamos o dorsal e encontramos gente conhecida, o Alex Tondela, Sérgio Lourenço, Tónio, Tó, malta da equipa Dura-F1: Hugo Silva, João Portugal e Filipe Fonseca; pessoal da equipa de Telhadela: Carlos Campos e Filipe Pereira; CATR – Correio de Albergaria Trail Running também bem representado pelo Carlos Amílcar, sr. Evaristo e Mário Tavares; e claro, atletas da minha equipa – Viseu Trail Running – Gabriel Marques da Trail Runners Family que tão bem me acolheram (obrigada) e o José Carlos acompanhado da Sabina.



Após a partida dos 19 km’s, fiquei com a Trail Runners Family – Fernando, Susana, Gabriel e a princesa mais nova, na conversa.


O meu empeno



Chegada a horinha, lá fomos… começamos a descer, deu logo para ganhar algum tempo, ia decidida a dar o máximo, afinal eram apenas 10 km’s, contudo, não estava muito confortável antes da partida, sentia uma pontada de dor nas costas e tava com receio mas, felizmente, revelou-se infundado no decorrer da prova. Como estava a dizer, corremos pelas ruas de Macieira até entrar numa zona algo perigosa, muitas pedras, húmidas devido ao frio e proximidade do rio e escorregadias portanto. Passamos o rio, de salientar as cordas lá colocadas que ofereciam segurança. Seguimos por zona de levada em single track que faz lembrar alguns trilhos de Albergaria (Trail do Nobrijo e Viva em Forma). Muito bonita esta zona junto ao rio e a cascata pela qual passamos :)


O caminho é sempre pra cima

Depois disto foi quase sempre a subir… admiro muito quem consegue fazer isto a correr mas para mim foi uma bela caminhada :D Aos 6 km’s tinha 1 hora de prova :o

Não parei no abastecimento, pelo que não sei se estava composto mas, a julgar por tudo o resto, tenho a certeza que sim.



Nas zonas corríveis, o piso moía as pernas, uma pessoa colocava o pé e parecia que este afundava no fofinho da vegetação e da terra.

Passamos pelo parque eólico e a passagem pelo baloicinho ao qual tantas pragas roguei :D visto que para lá chegar andamos às voltinhas, por trás de calhaus e eu já só queria a meta… sim porque os supostos 9 km’s e 900 metros converteram-se me quase 12 km’s :/

Logo após o baloiço, lá passamos no S. Macário e pensei eu que era aqui que só descíamos mas… ainda apanhamos mais subiditas (resmungona) imaginem se tinha que subir o Fujaco :D

Destaque para o homem da Marreta a quem pedi encarecidamente que acabasse com a minha concorrência :D



Lembro-me ainda da passagem do Tónio (que foi correr os 19 km’s) por mim bem como, um pouco mais à frente, do Tó.

Finalmente chegou a parte de descer e aí dei tudo até ao chegar à meta que faz esquecer todas as rabugices e momentos menos bons.

Ainda assim demorei mais tempo do que aquele que tinha previsto mas deu para um 2.º lugar no pódio.

Ressalvar ainda a existência de zonas bastante técnicas, paisagens incríveis e organização espalhada por toda a prova a dar indicações de viragem, bem como espectadores a dar força, algo que sabe mesmo muito bem.

No final ainda tivemos direito a duas bebidas, uma sandes e uma sopa :D


Resultados

10kms

Masculinos



1.º JOSÉ FELGUEIRAS, OLÍMPICO VIANENSE TRAIL - 01:17:27.990

2.º JOSÉ LARANJEIRA - 01:18:47.937

3.º SÉRGIO LARANJEIRA - 01:19:18.987


Femininos



1.º SABINA MARQUES, XPACK - 01:36:25.827


2.º SILVIA GOMES, VISEU RUNNING TEAM - 01:39:13.660

3.º CELINA DIAS, RUNNING4FUN - 01:41:05.297


19 kms

Masculinos



1.º PEDRO GARRIDO, OPRATICANTE.PT - 02:10:00.670


2.º FÁBIO BARBOSA, EDV VIANA TRAIL - 02:11:09.270

3.º MÁRCIO CRUZ, ESCOLA ATLETISMO DE COIMBRA / INTERMACHÉ CONDEIXA - 02:11:58.263


Femininos



1.º MARLENE FERREIRA, JUVENTUDE CORTEGACENSE - 03:01:46.927


2.º SARA CRISTINA PORTUGAL, FEIRENSE TRAIL - 03:06:47.587

3.º ANDRÉIA OLIVEIRA, RUNNERS DO DEMO - 03:20:24.433


Texto: Sílvia Gomes

Fotografias: Fernando Marques - Trail Runners Family


139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page