top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Trail dos Passadiços sem passadiços :D

A Sportarc e o Município de Arouca organizaram, no dia 15 de maio, o “Trail Passadiços do Paiva Ageas Seguros”, em Arouca.


Nesta edição foram realizadas as distâncias de 25 km's com 1450 D+ e 15 km's com 600 D+ e uma caminhada de 12 km's, pelos caminhos rurais.


A prova de 25 km's percorreu trilhos e caminhos da freguesia de Alvarenga explorando também a encosta da serra de Montemuro; os 15 km's percorreram trilhos e caminhos da freguesia de Alvarenga; e a caminhada, além de percorrer trilhos e caminhos da freguesia de Alvarenga, passou pelos Passadiços do Paiva.



O meu testemunho - 15 km's



Bem, a minha vontade de ir à prova era muito pouca. Passei o sábado adoentada e a última semana foi terrível, sempre muito cansada, pernas pesadas, os próprios treinos foram menos intensos. Detesto o calor para correr porque tenho asma e é-me mais difícil respirar, fico com os músculos tipo papa, parece que não respondem, incho muito (apesar de beber rios de água - cerca de 4 litros/dia) e os primeiros dias de calor obrigam sempre a uma adaptação ao novo contexto.


Mas pronto, o Marco ia um bocadinho por minha insistência portanto, domingo, lá vou em direção a Arouca... gosto pouco de andar de carro :D

Supostamente iria chover mas, na viagem, o carro marcava 20º e o sol dava de si. Na realidade, o S. Pedro foi amigo e não choveu durante toda a prova.


Chegada ao Estádio Reinaldo Noronha, em Alvarenga, levantei o dorsal. Pouco depois chegou o Marco que fez questão de me vir acompanhar, tarefa que desempenhou muito bem, sempre a motivar e a fazer rir até quando estava mais para chorar do que para rir :D



Antes da partida ainda deu para colocar a conversa em dia com a Andreia, das Sapatilhas Pensadoras, o Luís e claro, a malta que não via há imenso tempo mas que são sempre sinónimo de festa: André, Ariana e Micael.



As partidas foram de 5 em 5 minutos, com início pelas 9h.


Aprova em si



Bem, dada a partida, lá fomos nós. Começamos logo a subir (algo que detesto pois a ideia de subir sem sequer aquecer, já se me prevê caibras mais para o final da prova). A subida associada ao meu estar dos últimos tempos, deu asneira... passei muito tempo a caminhar, pulsação e respiração completamente descontrolados!! Mas pronto, lá íamos indo, o Marco coitado, a parar sempre que eu parava, a dar apoio sempre e a motivar.


Pouco antes do abastecimento, cerca de 8 km's, era eu a primeira mulher, perdemo-nos e pior é que atrás de nós ainda vieram, sei lá, mais de 20 atletas. Achei logo que não estávamos bem, não havia fitas, mas a malta vinha atrás e como também não havia onde cortar, fomos andando. O pior dos cenários confirmou-se, chegamos a uma interceção e nada de fitas, tínhamos já 1 km e portanto mais 1 km para voltar para trás até reencontrar fitas. Perdi posições, claro. Fiquei lixada mas, curiosamente, deu-me garra. Até o Marco contou que eu ia de olhar cerrado, foquei-me e acelerei, sempre a andar. Fiquei decidida a recuperar e aos pouquinhos lá fui indo. Até aqui não achei os trilhos nada de especial, nada de muito bonito, nada de muito técnico, terrenos privados suponho, pinhal, alguma água, aliás logo no início, e o Marco a reclamar que não gosta de pezinho molhado :D muita lama também, ...


Voltando, no abastecimento não parei, como nunca páro. Fomos seguindo, eu em 1.º novamente e super motivada. O Marco deixou-me por uns minutos uma vez que a lama lhe roubou uma sapatilha :D. Nesta fase já passamos por alguns single tracks, algumas zonas mais engraçaditas mas de facto não é um trail com aquela beleza que nos deixa "wow". De salientar que havia muitos sítios com mato, silvas, ervas, sem caminho, do género, faz tu o teu caminho, algo de que gosto bastante, também. Entretanto começamos a ver a ponte suspensa do nosso lado esquerdo e, mais uma vez, enganámo-nos. Desta vez não foi tanta a distância mas, mais tempo perdido. Voltamos para trás e, mais uma vez, tinha perdido posições.


NOTA: Sabiam que a Ponte suspensa 516 Arouca já não é a maior ponte pedonal suspensa do mundo? A República Checa inaugurou a maior ponte pedonal suspensa do mundo. A nova ponte tem 721 metros de comprimento.



Aqui a coisa complicou, muito técnico, caminhos não definidos, rochas e calhaus com força, cordas para nos ajudar porque de facto era perigoso, íngreme, difícil. Aqui não conseguia ultrapassar ninguém. Era só ir com atenção, filinha indiana, muita cautela. Mas ainda havia pior... mas eu gosto é disto! :D Do que me desafia...


Rio



Novamente somos confrontados com travessia ao rio, pedras escorregadias, mais cordas, escalar pedregulhos, atravessar o rio, e a Sílvia (moi-même), como já não acontecia há muito, cai com cu nas pedras em pleno rio, estava a precisar refrescar :D mas segue, parar é morrer e na realidade já vinha a ameaçar uma queda há uns quilómetros. Ficou paga a dívida :D Finalmente tive espaço para ultrapassar a menina que ia à minha frente, a Susana que veio a subir ao 3.º lugar do pódio, parabéns :) e lá segui, chateada, com vontade de cortar o pescoço à organização pelas más marcações e pela minha própria falta de atenção, desmotivada. Sabia que o pior estava para vir, cerca de 2 quilómetros até à meta sempre a subir (que podem ser bem candidatos a skyrunning), estava morta, desmotivada, farta daquilo. Ainda consegui apanhar a menina que ficou em 2.º, a Daniela, parabéns também que, a par comigo foi reclamando porque na primeira vez que me enganei, ela também veio atrás de mim :( o Marco sempre a puxar por mim, gabo-lhe a paciência para me aturar... Entretanto aparece uma senhora a quem o Marco pergunta se falta muito para o Estádio e da boca lhe saem as palavras: não. uns 20 metros. Foi ouro para os meus ouvidos :D

Lá "cortei" a maravilhosa meta :D o Marco foi mais efusivo do que eu, eu só estava feliz por ter acabado. Com mais quilómetros e mais acumulado do que a organização tinha publicitado :D




Alguns reparos menos positivos

Qual a minha surpresa quando não há um abastecimento, pelo menos de água. Nada. Rigorosamente nada. Lá fui eu ao carro porque felizmente vou sempre prevenida.


O almoço, à semelhança de outros eventos, era bifana no pão ou algo do género,... malta, há cada vez mais gente vegetariana e vegan e pasme-se, nós também precisamos comer, sim? Nós pagamos a inscrição como os outros.


A cerveja, em lata, quente, a coca cola, idem, ...


Outra coisa, e aqui sei que muitos não vão concordar mas como um amigo disse, os doces do prémio finisher não dão para pendurar no porta medalhas e eu não gosto sequer daqueles doces portanto preferia mil vezes a medalhinha.


Bem, a Andreia estava possessa de tão chateada, acho que ainda gostou mais da prova do que eu :D o André esbardalhou-se todo :/ e a Ariana foi ao pódio também, mas nos 25 km's. Domingo top, com malta top :D


Marco, uma vez mais meu amigo, OBRIGADA!


Resultados - gerais

15 km's

Masculinos



1.º FÁBIO BARBOSA, EDVIANA TRAIL - 01:23:49

2.º MARCELO ARAUJO, EDV VIANA TRAIL - 01:28:09

3.º IVO BARBOSA, DEVASTA TRILHOS - 01:34:05


Femininos

1.ª SILVIA GOMES, DCI/TRILHOS LUSO BUSSACO - 02:07:00

2.º DANIELA MOUTINHO, OS PREGUIÇAS TEAM - 02:07:37

3.º SUSANA FERNANDES, FF - 02:08:09




25 km's

Masculinos

1.º DANIEL SANTOS, EDV VIANA TRAIL - 02:32:56

2.º PEDRO BASTOS, PNB - 02:34:18

3.º CARLOS VIEIRA, LUSAVOUGA CIDEP TRAIL - 02:39:23


Femininos

1.º MÓNICA OLIVEIRA, FEIRENSE TRAIL 03:54:40

2.º CARLA DUARTE, CORONADO RUNNERS 04:10:27

3.º ARIANA TAVARES - 04:12:05




Texto: Sílvia Gomes

Fotografias: Tiago Martins, João Martins e Luís Pinho

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page