top of page
  • Foto do escritorSílvia Gomes

Trail Margens da Pateira - Rolante e Seco :D



A Associação Desportiva de Fermentelos (Bike Riders) organizou a 4.ª edição do Trail Margens da Pateira, no dia 29 de maio de 2022, com partida no Arraial Nossa Senhora da Saúde, em Fermentelos.

O evento, à semelhança de anos anteriores, inseriu-se no FermentelosFest. Contudo, este ano, faz também parte, junto com outras provas, do Troféu Terras De Águeda, sendo a 4.ª etapa do campeonato.

O Trail Margens da Pateira dividiu-se em duas corridas: de 28 e 15 km’s e uma caminhada de cerca de 8 km’s.


O meu testemunho


À ultima da hora, lá convenci o Marco a fazer-me de novo companhia, e ir ao trail. Ele estava mortinho :D No sábado, já que andava por Águeda, fui levantar os nossos dorsais e assim, no domingo, fui nas calmas e com tempo, também é petinho de casa, estacionar foi fácil. Achei que estava pouca gente.



Na realidade, sabendo já que seria uma prova mais rolante, estava um pouco apreensiva. Não é bem essa a “minha praia” nem aquilo de que gosto. Gosto mais de sobe e desce, para me obrigar a gerir o esforço, gosto mais que a prova seja mais técnica também, para que me desafie. Confesso ainda que, manter um ritmo alto durante 15 km’s é-me difícil. Contudo, o facto de o Marco ir comigo e saber já, de antemão, que iria puxar por mim, deixou-me mais entusiasmada, mas achei que iria quebrar o ciclo de pódios ininterruptos desde novembro. Felizmente, não aconteceu.


A minha equipa – DCI/Trilhos Luso Bussaco estava em peso na prova, tanto nos 28 como nos 15 km’s, aliás ganhamos o leitão por equipa mais numerosa. Encontrei também o André, de Sever do Vouga pouco antes da hora de partida. Bem como a máquina do Alex Tondela :)


A Prova

Na partida, fiquei na linha da frente, saí, mais ou menos, a par com duas atletas, consegui passá-las pouco depois e mantive-me me primeiro lugar até ao final.


O Marco ia todo contente porque, ao contrário de mim, a prova é a “praia dele”, se não fosse por me ir acompanhar teria conseguido uma boa posição certamente. A prova era rolante, como referi em cima, piso seco, segundo o que disse a malta amiga da organização ao Marco. Só que não! Logo no início da prova, apanhamos lama :D e o Marco começou logo a reclamar mas também raros foram os momentos em que apanhamos mais lama.



Os trilhos não era técnicos como já sabia, Fermentelos é plano e portanto a organização fez o que pode para os oferecer o melhor dentro daquilo que tinha. O trail não é de uma beleza estonteante, foi muito estradão também, muitas zonas de campos, floresta, algumas zonas mais irregulares, outras de algum ziguezague por entre os eucaliptos.


O tempo não estava muito quente que era outra das minhas preocupações. Quem já me lê, já sabe que passo muito mal com calor mas o tempo estava encoberto e portanto assim foi tranquilo. As marcações estavam de se tirar o chapéu, não havia como enganar, abundância de fitas, muitos abastecimentos, muita gente espalhada pelos locais de interceções a indica o caminho, todos sempre muito simpáticos.


Dor de burro :/

Pouco antes dos 9 km’s, mais ou menos, deu-me dor de burro e foi-me difícil estabilizar e gerir, passei mal um bocado mas depois lá consegui.


Quero ainda destacar um atleta da minha equipa que vim a saber, já no fim, ter 69 anos e que foi sempre à minha frente sem que o conseguisse apanhar. Só pensava que gostaria de chegar aquela idade com metade da capacidade que ele demonstrou.


Na zona final apanhamos um trilho com lama e buracos disfarçados com ervas que podiam levar a entorses :/


Apanhamos algumas zonas com areia para dar dificuldade à coisa e moer um cadito as pernocas :D


A malta do trail é toda bem disposta

Os atletas pelos quais fui passando e com quem me fui metendo, todos muito simpáticos. Assim gosto. Para gente bronca já nos basta o dia a dia :D no final tivemos a companhia do Rui Barros, também muito simpático. Eu não via ninguém à frente nem atrás de mim e já achava que nos tínhamos engando e estávamos a fazer os 28 quilómetros :D



O Marco disse algo de que gostei… ele diz que acha piada porque eu vou a dar tudo para conseguir ir ao pódio mas, mesmo assim consigo meter paleio com toda a gente seja por que motivo for, foi as sapatilhas da Joma de que falei com um atleta, a camisola de alças da nossa equipa com que falei com a Patrícia, que foi aos 28 km’s, numa parte do percurso comum, ou outras situações. O problema é que sou super distraída e depois não fixo caras nem nomes e depois as pessoas falam para mim noutras situações eu já não sei quem é. Desculpem, juro que não é por mal.


Bem, a dada altura passamos por um rapaz da organização a falar ao telefone, a dizer que eu era a primeira mulher e a perguntar-me o nome e o nome da equipa e diz que faltam 700 metros. Era o que queria ouvir e ainda assim, ainda consegui cruzar a meta com dor de burro outra vez :D


Tinha pedido à família para me ir ver e eles foram e é muito bom cortar a meta e tê-los lá <3 e depois a verem-me no pódio que me faz sentir toda orgulhosa e com uma motivação e alegria extras, claro.


Um gosto voltar a partilhar o pódio com a menina Felícia. Parabéns miúda :D


O balanço final foi de uma manhã muito bem passada, uma prova agradável. Ainda estivemos um bocadinho em convívio de equipa enquanto se comia o leitão.


Resultados Gerais

28 km’s – 24 atletas


Masculinos



2.º Pedro Garrido, OPRATICANTE.PT - 01:50:23

3.º Paulo Matos, FOX RUNNING TEAM - 01:59:30


Femininos

1.ª Diana Pires, HAERTHA/TENDERNESSCAPACITY-TRAIL - 02:27:09

2.ª Patrícia Silva, GDCR - GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DE RECARDÃES - 02:32:14

3.ª Patrícia Santos, DCI/TRILHOS LUSO BUSSACO - 03:11:38



15 km’s – 105 atletas


Masculinos

1.º João Coentrão, GRUPO RECREATIVO EIRENSE - 00:59:53

2.º Márcio Cruz, ESCOLA ATLETISMO DE COIMBRA / INTERMACHÉ TAVEIRO - 00:59:54

3.º Romeu Estima, RDA-RECREIO DESPORTIVO DE ÁGUEDA - 01:01:40



Femininos



1.ª Sílvia Gomes, DCI/TRILHOS LUSO BUSSACO - 01:18:09

2.ª Daniela Silva, SPORT CLUBE DE PARADELA - 01:24:51

3.ª Felícia Fernandes, TRAIL BELA BELA - 01:27:54


Texto: Sílvia Gomes

Fotografias: Município de Águeda; Rui Figueiredo

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page